Nossa Equipe

Maria Angelica Fonseca

angelica@rumosconsultores.com.br

FORMAÇÃO ACADÊMICA, PÓS GRADUAÇÃO E CURSOS EXTRACURRICULARES
Graduação em Filosofia/Letras Neo Latinas - Línguas:Francês Português - UFES
Graduação no Ensino Médio - Great Falls High School, Estado de Montana/USA, como Bolsista do American Field Service/AFS.
Especialização em Planejamento Turístico pela Organização de Estados Americanos – OEA/Centro Internacional de Capacitação Turística-CICATUR, Curso de Atualização Gerencial da AMANA-KEY – São Paulo e Espírito Santo; PMI – Gerenciamento de projeto.

PERFIL PROFISSIONAL
SÓCIA PROPRIETÁRIA DA RUMOS CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.
Capixaba, nascida no centro de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, reside na Avenida São Paulo 1150, apartamento 504, Bairro Praia da Costa, município de Vila Velha/ES – CEP 29101-300
Telefone fixo: 27 – 33 29 2133 - Celular – 27 – 9984 71733
E-mail: angelica-fonseca@hotmail.com
Como sócia proprietária da Empresa Rumos Consultores Associados Ltda. atua como Consultora do Sistema de Gestão de Fornecedores – SGF SEBRAE/ES, na área de Gestão do Conhecimento/ Sub áreas de turismo, cultura e economia criativa.
Objetivo profissional: Elaboração, gestão e captação de recursos para projetos dos segmentos de turismo e cultura e outros segmentos da Economia Criativa.

RESUMO DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Formada em Letras/Línguas néo latinas - Francês e Português pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES – Faculdade de Filosofia e bolsista do Programa Internacional/ AFS – American Field Service, onde estudou na escola de ensino médio/Senior High, Great Falls High School, localizada no Estado de Montana/USA.
Fala, lê escreve em 03 idiomas: inglês, francês e espanhol.
Foi capacitada pelo CICATUR/Centro Interamericano de Capacitação Turística/ OEA/Organização dos Estados Americanos, mediante cursos voltados para o planejamento turístico: Estatísticas aplicada ao turismo, Marketing, Estudos e Pesquisas / impactos sócio econômicos do turismo, Elaboração de Projetos de Desenvolvimento Sustentável e Diagnósticos Participativos.
Atuou durante 23 anos no Governo do Estado do Espírito Santo, nos setores de turismo e cultura, como Secretária Executiva do Conestur - Conselho Estadual de Turismo/Governo do Estado do Espírito Santo e como funcionária e Diretora Técnica da Empresa Capixaba de Turismo/EMCATUR, empresa de economia mista vinculada à Secretaria de Estado da Indústria e Comercio, elaborando e implementando planos e projetos para o desenvolvimento do turismo capixaba.
Atuou durante 08 anos como funcionária da Empresa de Turismo o Estado da Bahia – Bahiatursa, nas áreas de estatística aplicada ao turismo, elaborando os indicadores de turismo, projetando a receita gerada pelo turismo no Estado da Bahia, desenvolvendo em equipe, planos de desenvolvimento do turismo baiano, enquanto Gerente de Planejamento da referida empresa. Retornando daquele Estado, participou de uma equipe do programa de turismo do BANDES – Banco de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo, mediante convênio firmado com a empresa supra citada/Governo do Estado da Bahia.
Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Governo do Estado do Espírito Santo, atuou na assessoria da Coordenação Estadual de Turismo.
Na Secretaria de Estado de Agricultura/SEAG, coordenou a elaboração do plano piloto para o desenvolvimento do Agroturismo da Região Serrana Central, lançado no ano de 1993 pelo então Governo do Estado do Espírito Santo.
Como funcionária do SEBRAE/ES, atuou durante 15 anos na Unidade de Turismo, participando na implementação de ações voltadas para o programa Agroturismo, na elaboração de Planos de Desenvolvimento Sustentável do Turismo do Estado do Espírito Santo, na equipe de elaboração e atualização do projeto piloto “ Vitória do Futuro”, como membro da CONTURES – Conselho de Turismo do Espírito Santo, dentre outras atividades.
Na Unidade de Artesanato associada ao turismo, atuou na implantação do Programa SEBRAE de Artesanato, como gestora de Núcleos de Produção e Comercialização do Artesanato e em projetos como os elementos da Iconografia Capixaba, do Atlas Folclórico e do Caderno da Economia Criativa.
Na Unidade de Tecnologia do SEBRAE/ES, atuou como gestora do projeto Indicação Geográfica/IG, com vistas ao reconhecimento pelo INPI das Panelas de Barro de Goiabeiras, como o primeiro produto do artesanato tradicional no país, reconhecido como uma IG.
Foi premiada pelo Edital da SECULT 2010/Funcultura – Secretaria de Estado da Cultura, com o projeto “ Beijú do Sapê do Norte”, envolvendo 20 quitungos dos municípios de São Mateus e Conceição da Barra.
Apresenta na gestão do conhecimento, um interesse especial pela preservação e resgate da arte popular como o artesanato tradicional, o de referência cultural e conceitual, o folclore (por herança paterna) e a gastronomia étnica desconhecida e em desaparecimento.
Como sócia proprietária da Rumos Consultores Associados e consultora credenciada pelo SEBRAE/ES, participou, elaborou e/ou implementou as atividades a seguir:
- Plano Estratégico para o Artesanato Capixaba 2013/2016.
- Programa Nacional Brasil Original/ES em eventos de sensibilização.
- Artesanato Capixaba na Copa das Confederações e na Copa do Mundo.
- Diagnóstico da Culinária Pomerana desconhecida no município de Santa Maria de Jetibá.
- Selo de Qualidade Turística para Bares e Restaurantes de Vitória.
- Polo Gastronômico de Vitória.
- Diagnóstico de Micro e Pequenas Empresas de Araçatiba/Viana.
- Diagnóstico para o desenvolvimento de atividades turísticas e culturais no Sítio das Oliveiras/Cariacica.
- Co-autoria do Livro SEBRAE/ES 40 anos.
- Consultoria de suporte para a mobilização dos participantes de Café Maratona de Negócios Sociais.
- Start ups da Maratona de negócios privados de impacto social.
- Desenvolvimento do Artesanato de Barra do Riacho/Aracruz, que deu origem ao Projeto Espírito das Águas em implementação (parceria FIBRIA/SEBRAE/ES e ADERES).
- Projeto Artesanato Total.
- Propostas para viabilizar a captação de recursos de emenda parlamentar /Produtores da Aquicultura de Nova Venécia – AAQUINOV, dentre outros projetos sociais, como Voluntária da Fundação Manoel Passos de Barro.
Como consultora externa do Sebrae atua em trabalhos de imersão de redes coletivas, mentorias individuais, elaboração de diagnósticos e projetos para captação de recursos financeiros e econômicos de editais e emendas.
Está cadastrada na Incubadora de projetos culturais do IFES/São Mateus, mediante a elaboração de start ups.
Mantem um banco de dezenas de start ups relacionadas com a economia criativa, envolvendo os segmentos e turismo e cultura.
Ainda dentro do princípio de responsabilidade social da empresa Rumos Consultores Associados Ltda. que de forma voluntária adota posturas, comportamentos e ações como promover o turismo e a cultura capixaba, elaborou o projeto e captou recursos para a exposição da arte musiva do renomado moisacista capixaba, Raphael Samú.
A referida exposição foi realizada durante 60 dias, no Museu Jan van der Togt/Amsterdam em parceria com a Embaixada/Consulado da Holanda.